Articulador: você sabe usar?

#amigosdoarticulador: Paulo Rossetti destaca alguns pontos muito importantes sobre o uso do articulador, um dos assuntos que tiram o sono dos especialistas.

Ó céus! Existe assunto mais cabuloso do que esse? Não!

Quem aqui levanta a mão e diz: eu gosto de articulador? Alguém?

Melhor: quem aqui levanta a mão e diz: eu sei usar o articulador?

Deveria ser arroz com feijão, mas…

Nem eu entendo direito esta mística: muito parafuso, muitas peças que se perdem…

Você já ouviu a “lenda do pino incisal”? Aquele que passa entre os alunos da graduação.

Ó céus, sua vida daria um filme, do tipo “Lembranças de uma caixa de articulador esquecida”?

Bem, essa aura que envolve o articulador só não é maior do que a teoria que o originou. No final do século 19 e no começo do século 20, surgiram as primeiras patentes e instrumentos metálicos que tentavam reproduzir os movimentos articulares (olha o desafio), sendo criada a Sociedade Gnatológica. Hoje, esses caras seriam algo como YouTube influencers. Ao longo dos anos, os articuladores (verdadeiros robôs) tornaram-se mais simples. Óbvio: aí, até eu vi vantagem!

Os pesquisadores descobriram que alguns pontos eram muito importantes:

1) Se os pacientes tinham padrões faciais diferentes (normocéfalo, dolicocéfalo, braquicéfalo), fazia sentido ter articuladores com ajustes verticais e horizontais;

2) Havia uma distância do eixo de rotação até o ponto incisal (e o garfo completava o raciocínio fornecendo a inclinação tridimensional da maxila, tanto no sentido anteroposterior quanto látero-lateral);

3) Havia o lance da mordida (como os dentes se relacionam) e um material de registro interposto entre o que havia na boca e na mucosa era importante.

Se você dominar estes três requisitos, já pode tirar as teias de aranha e o pó do seu articulador. Eu garanto.

Outro ponto fundamental, para fechar com chave de ouro: não mate de raiva o seu orientador ao colocar um “caminhão de gesso” entre o modelo e a bolacha (platina). Coloque uma camada inicial de gesso especial, aguarde e, depois, com gesso branco, deixe mais bonito. Reforço porque, embora o “articulador wi-fi” esteja disponível em diversos sistemas CAD/CAM, o gesso ainda é o campeão em diversas regiões do Brasil.

E para você que agora será amigo do articulador, recomendo dois vídeos do Mentor que enfatizam o seu uso na Reabilitação Oral:

Prótese: soluções unitárias posteriores sobre implantes com pilares de zircônia. Uma abordagem clínica e laboratorial – Videoaula de Dario Adolfi

Reabilitação Oral estrategicamente invasiva – Videoaula de Marcelo Calamita

Um forte abraço,

Translate »