Odontologia brasileira é destaque em rankings internacionais

Odontologia brasileira rankings internacionais
Odontologia brasileira é referência em qualidade de ensino e pesquisa na especialidade. (Imagem: Depositphotos)
USP, Unesp e Unicamp colocam a Odontologia brasileira entre as dez melhores do mundo em rankings internacionais de faculdades.

Considerado o país com o maior número de cirurgiões-dentistas em atividade, o Brasil também é referência em qualidade de ensino e pesquisa na especialidade. A Odontologia brasileira tem três faculdades públicas entre as dez melhores do mundo na área, de acordo com rankings internacionais. Grande destaque, a Universidade de São Paulo (USP) lidera duas importantes listas.

Divulgado no dia 14 de abril, o SCImago Institutions Rankings (SIR) – classificação europeia elaborada pelo laboratório de pesquisa SCImago Lab, ligado ao Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC) – avaliou mais de 7.500 instituições em todo o mundo.

Classificadas de acordo com diferentes critérios, como o desempenho em pesquisa, resultados de inovação e impacto social, também foram qualificadas universidades e outras entidades que realizam pesquisa, como empresas, órgãos governamentais e instituições não governamentais.

A Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) aparecem em primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente. Em seguida, a lista traz a Universidade de Berna (Suíça), Universidade do Michigan (EUA), Universidade de Sichuan (China), Kings College London (Inglaterra), Universidade de Zurique (Suíça), Universidade de Hong Kong e Harvard (EUA) entre as dez primeiras colocações.

Outras instituições brasileiras, como a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), também aparecem entre as 50 primeiras na lista divulgada pela SCImago Institutions Rankings.

Outro destaque da Odontologia brasileira em rankings internacionais é a última classificação da Center for World University Rankings, que desde 2017 coloca o nosso país à frente de centenas de instituições de ensino da área em todo o mundo. A lista, divulgada desde 2012 na Arábia Saudita, se baseia no número de publicações científicas de cada entidade por área e classifica as mil melhores instituições de ensino superior do mundo.

Os critérios incluem a quantidade e influência de trabalhos divulgados em publicações de renome, o impacto e produtividade desses trabalhos, influência, quantidade de citações, número de patentes requeridas e a quantidade de ex-alunos empregados em postos-chave de grandes empresas.

A USP aparece novamente em primeiro lugar, sendo acompanhada por Harvard e Universidade de Berna. Completam o TOP 10 as brasileiras Unesp e Unicamp, além da Universidade de Hong Kong, Universidade do Michigan, Universidade de Gotemburgo (Suécia), Universidade de Zurique e Universidade de Augusta (Austrália).

Translate »