A multinacional sul-coreana Osstem anunciou nesta quarta-feira (5/6) a aquisição da Implacil De Bortoli, a terceira maior empresa de implantes dentários do Brasil. A negociação, que não teve os valores divulgados, é vista como um movimento estratégico para ampliar a participação de mercado da companhia no Brasil, em países emergentes e, principalmente, na Europa e nos Estados Unidos.
Terceira maior empresa do mundo no segmento de implantes, a Osstem teve receitas anuais que totalizaram US$ 874 milhões em 2023, valor que representa um aumento de 14,7% em comparação com o ano anterior. A atuação fora da Coreia do Sul foi responsável por quase 70% dos ganhos totais, reforçando sua atuação em 92 países.
Fundada em 1982, a Implacil De Bortoli apresentou um crescimento exponencial na última década e obtém, atualmente, mais de 14% do mercado brasileiro de implantes. O portfólio da empresa tem aproximadamente 1.300 produtos, abrangendo implantes dentários, componentes protéticos, kits cirúrgicos e biomateriais. As duas unidades fabris possibilitam uma produção anual de 9,1 milhões de unidades, atendendo mais de 13 mil cirurgiões-dentistas em todo o País.
Esta negociação impacta positivamente o mercado de Reabilitação Oral do Brasil. Em médio prazo, a Osstem tem planos de manter os produtos comercializados pela Implacil De Bortoli e ampliar o portfólio, que vai desde implantes até cadeiras dentárias, passando por dispositivos de raio X, ferramentas e software CAD/CAM. Desta forma, os clientes passam a ter soluções integradas, completas e conectadas. Além disso, os produtos da Implacil De Bortoli devem ampliar consideravelmente o volume de exportações para mercados competitivos, como Estados Unidos e países da Europa, onde a Osstem já atua com reconhecido sucesso. Isso deve resultar na criação de empregos e na fomentação de um ecossistema ainda mais completo para os profissionais da Reabilitação Oral.
Em princípio, a multinacional sul-coreana manterá toda a estrutura diretiva atual. Aluízio Canto segue como CEO da companhia, enquanto Nilton De Bortoli Junior continua sua atuação como diretor científico. As demais estruturas, industrial e comercial, também serão gerenciadas pelo mesmo grupo que fez da Implacil De Bortoli um grande sucesso.
Segundo Nilton De Bortoli Junior, a transação deve gerar frutos para a Odontologia brasileira. “O acordo entre Osstem e Implacil vai muito além de uma simples venda. Ele representa a chegada de uma linha cada vez mais ampla de soluções para os profissionais brasileiros”, explica.
Um dos planos da Osstem é fazer com que a Implacil De Bortoli seja a fornecedora número um de implantes e tecnologias para Reabilitação Oral no Brasil. A operação da empresa sul-coreana já existente no País, com vendas de equipamentos, seguirá sua jornada corporativa sem mudanças.
A Implacil De Bortoli será a segunda maior patrocinadora do IN24, o mais importante congresso de Reabilitação Oral da América Latina, que acontece entre os dias 24 e 27 de setembro no Distrito Anhembi, em São Paulo. Durante o congresso, a empresa vai apresentar novas tecnologias e produtos, frutos dessa aquisição. A Osstem também tem presença confirmada no evento.