A Colgate anunciou que estudos de laboratório mostraram que cremes dentais com fórmulas contendo zinco e enxaguantes bucais com cloreto de cetilpiridínio (CPC) neutralizam em até 99,9% o vírus que causa Covid-19. Os estudos fazem parte de um programa de pesquisa da empresa, que inclui estudos clínicos entre pessoas infectadas para avaliar a eficácia dos produtos de higiene bucal na redução da quantidade de coronavírus na boca, potencialmente retardando a transmissão do vírus Covid-19.
Nos estudos de laboratório, pioneiros em incluir cremes dentais, os cremes dentais Colgate Total 12 neutralizaram 99,9% do vírus após dois minutos de contato. Os enxaguantes bucais Colgate Total 12, Colgate Plax e Colgate PerioGard tiveram nível de eficácia semelhante após 30 segundos. Os estudos, concluídos em outubro, foram conduzidos em parceria com o Instituto de Pesquisa em Saúde Pública da Universidade de Medicina Rutgers, em Nova Jersey (NJMS), e o Regional Biosafety Laboratories.
Os resultados sugerem que alguns cremes dentais e enxaguantes bucais podem ajudar a reduzir a propagação do SARS-CoV-2, o vírus que causa a Covid-19, ao reduzir temporariamente a quantidade de vírus na boca. O vírus se espalha através de gotículas respiratórias ou pequenas partículas produzidas quando uma pessoa infectada tosse, espirra, canta, fala ou respira, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos.
“Estamos nos estágios iniciais de nossas pesquisas clínicas, e nossos resultados preliminares laboratoriais e clínicos são muito promissores”, explica a Dra. Maria Ryan, Chief Clinical Officer da Colgate. “Embora a escovação e o enxágue não sejam um tratamento ou uma forma de proteger totalmente um indivíduo da infecção, podem ajudar a reduzir a transmissão e retardar a disseminação do vírus, complementando o benefício que obtemos com o uso de máscaras, distanciamento social e lavagem frequente das mãos”, finaliza.