“Abra a lojinha!” Essa foi a maior dica que recebi na minha vida e não veio de nenhum professor ou colega de dentro da Odontologia. Na verdade, eu estava assistindo a um filme, onde havia um comerciante oriundo do Oriente Médio, onde culturalmente o processo de compra e venda é muito forte. A cena mostrava ele, falando com o filho e mandando veementemente que o filho fosse abrir a loja que ainda estava fechada. O filho dizia: “pai, a essa hora ainda não tem clientes”. Mas o pai insistia: “abre a lojinha, abre a lojinha, os clientes nunca vão chegar se a lojinha estiver fechada.”
Funciona exatamente igual quando estamos montando as nossas clínicas ou consultórios. Os clientes jamais vão chegar se as portas dos nossos gabinetes odontológicos estiverem fechadas. Infelizmente, a maioria de nós, cirurgiões-dentistas, só vai no consultório quando tem pacientes agendados. Assim, nós, cirurgiões-dentistas, acabamos por inverter o princípio do “abre a lojinha” do nosso pai do Oriente Médio, pois esperamos o cliente bater na porta da lojinha, para então nós a abrirmos, quando, na verdade, a lojinha tem que estar permanentemente aberta, a fim de que o cliente se sinta atraído a entrar nela.
A situação fica mais perigosa ainda quando trabalhamos em uma lojinha que não é de nossa propriedade. Nestes casos, o nome que está na porta da lojinha não é o nosso e, sim, o do dono da lojinha. Os clientes fidelizam o nome do dono e, se por algum motivo, optarmos por trabalhar em outra lojinha, poucos clientes nos acompanharão, pois certamente irão preferir ficar na lojinha de origem, com as indicações do dono que é a pessoa que os clientes fidelizam.
Por estas razões, um cirurgião-dentista, na minha opinião, deve abrir logo o seu consultório particular e começar o mais rápido possível a fazer a sua própria clientela. Esta é uma jornada que vai durar décadas e, quanto antes você começar, mais cedo você terá a formação de uma carteira de clientes. Montar o seu consultório próprio pode dar um pouco de medo no início, mas se houver perseverança, os resultados, certamente serão recompensadores.
Acredito que a melhor maneira para quem quer abrir o seu consultório próprio é encontrar um sócio. A sociedade divide despesas, barateia os custos, divide problemas, compartilha tratamentos e planejamentos, além de ser um estímulo ao crescimento mútuo, visto que um sócio pode amparar o outro nos momentos de dificuldade. Apesar de muitas pessoas falarem mal das sociedades, porque geralmente acabam em brigas, eu ainda acredito que este é um raciocínio atrasado. Sociedades bem elaboradas, com os aspectos jurídicos bem definidos, dão certo sim.
Ainda lembro muito bem do meu pai, que sempre atuou na iniciativa privada, e me dizia: “ter sócio é uma encrenca, mas é a única maneira de se crescer mais rapidamente e com segurança”. Meu pai teve sócios a vida inteira, algumas destas sociedades terminaram na Justiça, mas ele não se abalava com os sócios ruins, ele sempre falava que a maioria dos sócios que ele teve sempre o ajudaram muito a crescer rapidamente.
Uma vez que você estabeleceu uma sociedade e decidiu abrir a sua lojinha, existem uma série de outros pontos que devem ser seguidos. Contratar uma boa secretária, um bom contador, investir nas especialidades e inovações, etc. Porém, tudo isso cairá por terra se você não mantiver a sua lojinha aberta. Cirurgião-dentista tem que estar dentro do consultório. É para lá que os clientes vão!
Seguindo essa linha de pensamentos que eu venho publicando aqui nas últimas semanas, gostaria de convidar você, leitor, a acompanhar nas minhas redes sociais que estão descritas aqui abaixo do texto, uma grande novidade para uma boa formação de quem quer abrir ou reformar a sua lojinha odontológica. Fique atento que eu tenho certeza que você irá se surpreender e vai querer abrir logo a sua lojinha.
“E, para mostrar que vocês são seus filhos, Deus enviou o Espírito do seu Filho ao nosso coração, o Espírito que exclama: “Pai, meu Pai.”7 Assim vocês não são mais escravos; vocês são filhos. E, já que são filhos, Deus lhes dará tudo o que ele tem para dar aos seus filhos.” (Gálatas 4:6-7)
Marco Bianchini
Professor titular das disciplinas de Periodontia e Implantodontia do Departamento de Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); autor dos livros “O Passo a Passo Cirúrgico na Implantodontia” e “Diagnóstico e Tratamento das Alterações Peri-Implantares”.
Contato: bian07@yahoo.com.br | Instagram: @marcoaureliobianchini | @bianchini_odontologia