GRAM 2022 supera expectativas na volta dos eventos presenciais

GRAM 2022
No GRAM 2022, Maurício Motta abordou a reabilitação protética do edentulismo total. (Imagem: Rotta Digital)
Com auditório cheio e um aumento de mais 50% no número de participantes, o GRAM 2022 se consolida como referência no debate das principais técnicas de reabilitação de pacientes edêntulos.

O GRAM 2022 foi um sucesso. A segunda edição do Congresso Internacional de Reabilitação de Maxilares Edêntulos aconteceu nos dias 19 e 20 de maio no Espaço Apas, em São Paulo, e reuniu grandes nomes da Reabilitação Oral para debater técnicas, abordagens e tratamentos de pacientes edêntulos. O encontro contou com a presença de mais de 400 cirurgiões-dentistas vindos de três países, 25 estados brasileiros e 175 cidades. Esse número significa um aumento de mais 50% em relação à última edição do evento, realizada em 2019.

Com um programa científico atual, composto por temas relevantes e apresentados por mestres com reconhecida competência, o GRAM 2022 mergulhou em soluções para o tratamento de maxilares edêntulos. No primeiro módulo, que discutiu a técnica all-on-four, participaram Ana Ferro (Portugal) e Thiago de Mayo, com moderação de Abílio Coppedê, além da transmissão de uma cirurgia ao vivo.

No segundo módulo, Paulo Saad, Marcelo Zamperlini, Rosenvaldo Moreira e Eduardo Dias, sob moderação de André Sakima, discutiram alternativas de ancoragem óssea para evitar os enxertos ósseos. Na sequência, otimizando a reabilitação protética do edentulismo total, o terceiro módulo teve a participação de Marcos Nacodecy, Maurício Motta, Abílio Coppedê e Dario Adolfi, com moderação de Daniel Morita. Por fim, Fábio Bezerra, Diego Zimmermann, Mário Kawagoe e Fernando Lopes aprofundaram a tecnologia aplicada às reabilitações totais, com Gustavo Petrilli como moderador.

O GRAM 2022 foi o primeiro evento presencial realizado pela VMCom após o início da pandemia de Covid-19. Maurício Motta, presidente desta edição do evento, comemorou o sucesso do congresso. “O GRAM cresceu. Foi notório o impacto que o evento causou nas pessoas, incluindo a nossa comissão organizadora e científica. Além disso, o clima de confraternização pelo retorno presencial foi intenso, unindo a competência da organização e a alegria pelo reencontro nos eventos presenciais. Essa mistura foi mágica e encantou a todos”, explica Motta.

Para Haroldo Vieira, diretor da VMCom, o GRAM 2022 reinaugura um novo momento com a volta dos eventos presenciais. “Foram dois longos anos sem congressos como esse, que enriquece a Implantodontia brasileira. Reunimos aqui um programa científico atual, composto por temas relevantes e apresentados por mestres de reconhecida competência, aliados a um público ávido por atualização profissional. O resultado foi mais um bom evento”, resume Vieira.

Homenagem aos grandes expoentes da especialidade
Outra novidade desta edição do congresso foi a criação do “Prêmio GRAM de Honra ao Mérito”, que busca reconhecer a contribuição de grandes profissionais para o desenvolvimento da Implantodontia no Brasil. Nesta primeira edição, a homenagem foi feita para os professores Ariel Lenharo, Antônio Vicente de Souza Pinto, Mário Groisman e Sérgio Jayme.

ExpoGRAM
O encontro ainda teve o suporte de uma exposição promocional paralela, a ExpoGRAM, que contou com o patrocínio ouro de Dérig Implantes do Brasil, N&W Dental Care, Zantex e Nobel Biocare, além da presença de empresas expositoras como a Dentoflex, DSP Biomedical, FGM Dental Group, Neodent/Straumann, Santos Publicações e Welfare. Na ocasião, as empresas apresentaram novos materiais, tecnologias e soluções para o dia a dia clínico dos cirurgiões-dentistas.

Translate »