No último dia 18 de junho, eu participei da cerimônia de oficial de integração da empresa brasileira Implacil De Bortoli pela coreana Osstem. Foi um momento especial para Implantodontia brasileira, onde uma empresa nacional com mais de 40 anos de mercado foi incorporada a um gigante mundial asiático, que já lidera a venda de implantes em muitos países ao redor do mundo. Em meio aos discursos dos executivos e CEOs das duas empresas, durante o cerimonial, um filme passou na minha cabeça, resumindo esses últimos 12 anos que estou junto com a Implacil De Bortoli como consultor e amigo da família.
Não pude deixar de me lembrar de uma manhã fria, em maio de 2012, quando Aluizio Canto, atual CEO da Implacil e que, na época, trabalhava junto a VMCom, me convidou para ser consultor científico da Implacil De Bortoli. Neste dia, eu estava indo gravar pela VMCom uma aula virtual sobre Periodontia e Implantodontia. A caminho do estúdio, Aluizio me explicou que a Implacil De Bortoli vivia um novo momento e que estava focando muito em pesquisa e desenvolvimento.
Eu não conhecia muito a Implacil De Bortoli. Já tinha visitado seus estandes em alguns congressos e também conhecia os Drs Nilton De Bortoli Júnior e Mario De Bortoli, que me foram apresentados pelo Dr Ricardo Magini, meu colega de UFS,. O fundador da empresa, Dr Nilton De Bortoli, o Niltão, eu só conhecia de vista. Um senhor muito alto, bastante articulado, que perambulava pelo estande. Mal sabia eu que uma amizade e respeito muito grande me envolveriam com ele, a ponto de eu vir a ser o autor da sua biografia.
A partir de 2012, muitos outros renomados profissionais da Odontologia se juntaram a equipe da Implacil De Bortoli, sempre capitaneados pelo Dr Aluizio Canto. Este time forte começou a desenvolver novos produtos, testar e validar os produtos já existentes e também dinamizar as palestras e aulas que falavam sobre o portfólio da empresa. Sem falar nos investimentos que a empresa continuava fazendo em máquinas e equipamentos para dinamizar a sua presença no mercado.
De lá pra cá, foram muitos artigos publicados pelo time de consultores, que divulgavam os excelentes resultados dos produtos da Implacil De Bortoli e que se assemelhavam muito as marcas mais famosas do mundo. Vale lembrar aqui que, em 2018, um artigo nosso que falava dos índices de peri-implantite foi eleito o melhor artigo de pesquisa clínica pela Academia Americana de Periodontia. Os resultados desta publicação mostraram que os índices de peri-implantite dos implantes da Implacil De Bortoli eram iguais ou até melhores do que muitas marcas internacionais.
Eu não tenho dúvidas de que essa tomada de decisão da empresa, de investir em pesquisa e desenvolvimento a partir de 2012, culminou no interesse internacional por uma empresa brasileira que foi ganhando posições no mercado e chamando a atenção de gigantes mundiais da Implantodontia. O crescimento da Implacil reflete a disposição do brasileiro empreendedor que, mesmo com ventos governamentais desfavoráveis, com seus impostos mirabolantes, insiste em gerar emprego e renda para a população.
A incorporação realizada pela Osstem ratifica o sucesso da Implacil De Bortoli no mercado nacional e da América Latina, sem falar em algumas posições da Europa. A gigante coreana entra forte no mercado brasileiro capitaneada pelo nome da Implacil com mais de 40 anos de mercado. Por outro lado, os produtos da Implacil De Bortoli vão ganhar o mercado mundial pela projeção automática que uma multinacional como a Osstem pode oferecer.
Por fim, só me resta agradecer a toda família Implacil – leia-se aqui o Niltão, juntamente com seus filhos e netos, bem como os funcionários, consultores e colaboradores. Foram 12 anos maravilhosos, que me colocaram em um outro patamar dentro da Implantodontia brasileira. E o melhor disso tudo é que vamos continuar a nossa caminhada com ares internacionais. Para quem achou que este texto estava em tom de despedida, quero deixar bem claro que estamos apenas mudando de fase, para um nível mais elevado.
Olhem para o céu, lá em cima, olhem para a terra, aqui embaixo. O céu desaparecerá como fumaça, a terra ficará gasta como uma roupa velha, e os seus moradores morrerão como se fossem moscas. Mas a minha vitória será total, o meu poder durará para sempre. (Isaias 51:6)
Marco Bianchini
Professor titular das disciplinas de Periodontia e Implantodontia do Departamento de Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); autor dos livros “O Passo a Passo Cirúrgico na Implantodontia” e “Diagnóstico e Tratamento das Alterações Peri-Implantares”.
Contato: bian07@yahoo.com.br | Facebook: bianchiniodontologia | Instagram: @bianchini_odontologia