Implantes inclinados: uma ajuda na osseointegração?

implantes inclinados
Marco Bianchini ressalta que a utilização de implantes inclinados exige habilidade manual e a utilização de materiais específicos.

A utilização de implantes inclinados é uma manobra clínica que muitos profissionais usam para evitar enxertos ósseos prévios na busca de uma área que tenha uma melhor qualidade óssea. Essa prática sempre aumenta o número de cirurgias que o paciente terá de se submeter. Entretanto, esta mudança do posicionamento tradicional dos implantes pode aumentar o grau de dificuldade dos casos, uma vez que a localização das fixações deve ser precisa e o grau de inclinação não pode ser exagerado, inviabilizando a prótese.

A técnica de inclinação de implantes já existe há muito tempo, e o seu uso vem sendo bastante divulgado na literatura. O “all-on-four” é a técnica mais conhecida, que utiliza implantes inclinados para distal. Contudo, existem outras situações, como a colocação de implantes na túber ou no osso pterigoide, que também se utilizam da inclinação dos implantes na busca de um osso de melhor qualidade. As Figuras 1 e 2 demonstram um caso de implantes inclinados, com dez anos de acompanhamento.

Embora a inclinação de implantes possa complicar um pouco a resolução protética, eu gosto muito desta alternativa, pois acredito que ela diminui o tempo total de tratamento e oferece um maior conforto ao paciente. Sem falar na osseointegração, que fica sempre mais garantida quando estamos trabalhando em osso autógeno. Nesta semana, realizamos mais um caso com esta técnica de inclinação de implantes (Figuras 3 a 5).

Leia também: Implantes em osso de baixa densidade: quais são os desafios?

As Figuras 6 e 7 demonstram a cirurgia de colocação dos implantes no segmento 3 (região de 24, 25 e 28). Observe a distalização do implante colocado na região do 25 e a mesialização do implante colocado na região do 28. As Figuras 8 e 9 trazem radiografias periapicais do pós-imediato, comprovando a inclinação dos implantes (cone-morse Maestro, Implacil De Bortoli – São Paulo Brasil).

Atualmente, algumas empresas têm desenvolvido implantes e componentes protéticos que facilitam o uso de fixações inclinadas. Áreas de osso tipo IV, como a região da túber, estão sendo mais utilizadas com estes implantes que possuem câmaras de cicatrização na sua macroestrutura, o que possibilita uma maior, melhor e mais rápida osseointegração (cone-morse Maestro, Implacil De Bortoli – São Paulo Brasil). Além disso, componentes protéticos especialmente desenvolvidos para implantes inclinados também facilitam a confecção das próteses (Ideale, Implacil De Bortoli – São Paulo Brasil).

Leia também: O que fazer quando perdemos implantes?

Desta forma, a utilização de implantes inclinados no dia a dia dos implantodontistas vai ficando cada vez mais popular, uma vez que as empresas nos oferecem soluções para utilizarmos esta técnica com mais segurança. Caberá ao especialista em Implantodontia realizar treinamentos específicos para o uso correto desta técnica, pois, muitas vezes, inclinar implantes exige uma certa habilidade manual e a utilização de materiais e instrumentais específicos para estas situações.

“E disse Davi a Saul: – Que o Senhor Deus recompense cada um pela sua justiça e lealdade. Porque hoje o Senhor Deus o havia entregado nas minhas mãos, porém eu não quis estendê-las contra o ungido do Senhor. Assim como hoje a sua vida foi de grande valor aos meus olhos, assim também seja a minha vida aos olhos do Senhor Deus, e que ele me livre de toda a angústia. Então Saul disse a Davi: – Bendito seja você, meu filho Davi! Porque você fará grandes coisas e certamente será bem-sucedido.” (1 Samuel 26,23-25)

Translate »