O Anhembi foi palco de mais um grande encontro de profissionais da Reabilitação Oral. Entre os dias 14 e 16 de julho, o IPS e.max International Meeting 2022 recebeu mais de 800 participantes, entre cirurgiões-dentistas e TPDs, com foco na integração clínico-laboratorial. Esta foi a terceira edição do evento científico, que é organizado em parceria pela Ivoclar e pela VMCom.
O grande destaque do IPS e.max 2022 foi a qualidade da grade científica. Ao longo de três dias, o evento teve módulos temáticos que congregaram 22 conferências de palestrantes de renome internacional, além de uma Master Class especial. As atividades traziam abordagens sobre técnicas reabilitadoras e restauradoras utilizando materiais dentários e com o suporte da tecnologia digital.
Na abertura do encontro, debatendo a realidade digital associada ao processo analógico, Guilherme Saavedra, Diogo Viegas, Paulo Kano, Cláudio Pinho, André Callegari, André Vilela, Andréa Melo, José Vitor Mazaro e Nelson Silva abordaram a aplicação da tecnologia frente aos modelos analógicos já tão consagrados.
No segundo dia, Laerte Schenkel, Estevam Bonfante, José Carlos Romanini, Carlos Archangelo, Terumitsu Sekito, Dario Adolfi, David Morita e Luiz Baratieri focaram na oclusão, função e estética – a tríade a ser alcançada no trabalho clínico e laboratorial.
No último dia, analisando a integração em Reabilitação Oral, Luiz Otávio Camargo, Victor Clavijo e Marcelo Calamita avaliaram a forma como a fluidez das informações entre as áreas promove melhores resultados. Também no sábado, a Master Class reuniu Oswaldo Scopin, Ronaldo Hirata e Sidney Kina, que fizeram o fechamento do evento com chave de ouro.
Para Haroldo Vieira, diretor da VMCom, e Herbert Mendes, diretor comercial da Ivoclar do Brasil, o IPS e.max 2022 teve forte consistência científica, mesmo acontecendo dois anos depois da data prevista inicialmente, em 2020, por conta da pandemia de Covid-19. “Apesar das dificuldades deste período, mantivemos a grade científica inicial, composta por especialistas de altíssima qualidade. Esse foi o diferencial para que o IPS e.max 2022 fosse um grande sucesso de conteúdo aplicável”, explica Vieira.
Expo Ivoclar
Além da grande relevância científica, o IPS e.max 2022 contou com a realização de bons negócios na Expo Ivoclar. Neste espaço, mais de 40 empresas expuseram seus produtos, serviços e soluções para os profissionais da Odontologia presentes no encontro. No final, o balanço foi positivo para expositores e especialistas.
“A união entre conteúdos científicos e produtos de qualidade fazem dos eventos presenciais um formato historicamente imbatível. Os cirurgiões-dentistas e TPDS que estiveram no IPS e.max 2022 encontraram exatamente o que procuravam: atualização profissional com grandes ministradores e as principais novidades do mercado em condições especiais”, pontua Haroldo Vieira.
Prêmio e.max Sorrisos
Outra atração do evento foi o Prêmio e.max Sorrisos. Foram 19 trabalhos previamente selecionados e em exposição para a avaliação dos congressistas, sempre com a base do trabalho no sistema IPS e.max. No final do encontro, três destas obras foram premiadas. Os agraciados foram Shalimar Campos Salles (CD) e Wesley Ferreira (TPD), com o trabalho “Reabilitação total: os desafios da Odontologia atual”; Renato Cremonese (CD) e Débora Zenker (TPD), com o trabalho “Renovando a autoestima com facetas IPS e.max Press”; e Juliana de Souza Silva Zica (CD) e Thiago André Oliveira dos Santos (TPD), com “Enxerto de tecido conjuntivo subepitelial conjugado com laminados cerâmicos – dois anos de acompanhamento”.
Próxima edição
A quarta edição do IPS e.max International Meeting está confirmada. O evento está previsto para acontecer em junho de 2024, em São Paulo (SP).