Lamentamos informar o falecimento de Elifas Levy Nunes, um dos precursores da Harmonização Orofacial como especialidade da Odontologia no Brasil. O professor e cirurgião-dentista tinha 61 anos e faleceu na madrugada deste domingo (29), na cidade de Piracicaba (SP), deixando esposa e quatro filhos.
Especialista em Cirurgia Bucomaxilofacial pela FOP/Unicamp, Levy Nunes tornou-se referência na especialidade, lecionando em diversas instituições de ensino e universidades, no Brasil e no exterior. Também coordenou diversas pesquisas na área de biomateriais e células-tronco.
Já consolidado como grande nome da Odontologia nacional, Levy Nunes se especializou nas práticas da Harmonização Orofacial, tornando-se um dos principais articuladores do reconhecimento da HOF como especialidade odontológica. Depois, como professor, participou da formação de centenas de cirurgiões-dentistas. Além disso, o especialista foi defensor do uso da toxina botulínica na Odontologia.
Levy Nunes esteve no FACE Congress 2019, evento realizado pela VMCom com o intuito de divulgar as práticas da Harmonização Orofacial. Um dos ministradores de destaque na grade científica, o professor debateu a bichectomia estética funcional, demonstrando a técnica cirúrgica de forma segura, com diminuição de riscos e complicações nas cirurgias. Levy já estava confirmado na segunda edição do evento, que acontecerá de 4 a 6 de agosto no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.
Amigos, colegas e alunos de Levy Nunes lamentaram o falecimento do professor nas redes sociais. Maristela Lobo, presidente do FACE Congress 2022, destacou a trajetória do colega. “Levy nos deixa muito novo, mas foi capaz de deixar um legado importante”, observa. Márcia Viotti também reconheceu a contribuição de Levy para a especialidade. “Uma perda irreparável para Odontologia e para a Harmonização Orofacial”, pondera. Já Zulene Ferreira agradeceu pela participação de Levy em sua formação profissional. “Gratidão por ter iniciado na Harmonização Orofacial com ele”, comentou.
Abaixo, compartilhamos a entrevista que Levy Nunes concedeu à professora Rejane Aleixo durante a sua participação no FACE Congress 2019.