Odontologia do Esporte: um novo caminho

A Odontologia do esporte, especialidade em que cirurgiões-dentistas se dedicam a desenvolver e manter as condições físicas ideais dos atletas, levando em consideração o impacto da saúde bucal na saúde sistêmica dos indivíduos, busca identificar e tratar alterações na cavidade oral que possam afetar o desempenho esportivo. Essa especialidade possui como enfoque principal a manutenção da performance esportiva em conjunto com melhora na saúde bucal dos atletas de alto rendimento, prevenindo lesões e traumas orofaciais.

Pesquisas realizadas em conjunto com educadores físicos apontam que distúrbios na saúde bucal podem diminuir em até 22% o rendimento do atleta. Além disso, o número de traumas bucais ocorridos durante a prática esportiva supera o número de traumas na população geral1. Portanto, é essencial promover a conscientização sobre a importância da saúde bucal no meio esportivo para a manutenção da saúde sistêmica e a melhoria da prática esportiva.

Inúmeros benefícios promovidos à saúde humana através da prática de esportes têm sido demostrados pela ciência. Entretanto, uma grande parcela das injúrias orofaciais é ocasionada por atividade física de alta performance, o que acaba levando a problemas como trauma dental, trauma facial e erosão dental. Assim, vale ressaltar que a Odontologia do Esporte engloba um vasto campo, atuando na prevenção e tratamento de enfermidades bucais como como cáries, doenças periodontais e traumas orofaciais.

Embora a maior parte dos estudos publicados enfatizem a importância dos protetores bucais, não podemos restringir a Odontologia do Esporte a confecção de protetores bucais.  A prevalência de traumas dentários, traumas ósseos nos maxilares e traumas de cabeça e pescoço, indicam que a Odontologia está intimamente ligada como uma forma de melhorar o desempenho em esportes específicos2,3.

Além das altas taxas de traumatismos em atletas, a alta prevalência de problemas bucais como cáries, apertamento dentário, erosão ácida e focos infecciosos de origem odontogênica foram citados na literatura como alterações bucais comuns em atletas de alto rendimento1-5. Uma vez detectadas, estas alterações devem ser tratadas e, muitas delas, envolvem tratamentos periodontais, colocação de implantes dentários e manipulações dos tecidos moles.

A crescente conscientização sobre a importância da saúde bucal no âmbito do esporte tem incentivado o desenvolvimento de estudos que buscam compreender as particularidades da atuação de cirurgiões-dentistas no rendimento esportivo de atletas2. Esses estudos têm como objetivo investigar os efeitos da atividade física intensa na cavidade oral, identificar os problemas bucais mais comuns em atletas e desenvolver estratégias preventivas e terapêuticas específicas para essa população3-5.

Desse modo, emerge-se a necessidade contínua de pesquisas com a finalidade de aprimorar e expandir o conhecimento sobre a Odontologia do Esporte, de modo que se possa desenvolver uma base sólida para futuras práticas clínicas e abordagens interdisciplinares. Cabe a nós, cirurgiões-dentistas, estarmos preparados para atender esta “nova” modalidade de Odontologia, oferecendo sempre tratamentos que possam melhorar a qualidade de vida dos nossos pacientes e que não afetem o desempenho do atleta.

Referências

  1. Carvalho, P. E., Lima Júnior, C. M. A., Dantas, K. B. A., Souza, D. M. de, Oliveira, C. C. da C., & Dantas, E. H. M. (2020). A saúde bucal na performance física de atletas. Research, Society and Development, 9(9), e784998129. https://doi.org/10.33448/rsd-v9i9.8129
  2. ALVES, D. C. B.; ANJOS, V. D. L. D.; GIOVANNINI, J. F. B. G.; LIMA, R. P. E.; & MENDONÇA, S. M. S. (2017). Odontologia no esporte: conhecimento e hábitos de atletas do futebol e basquetebol sobre saúde bucal. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, 23(5), 407–411
  3. KRACHER, C. M.; & SMITH, W. S. Sports-Related Dental Injuries and Sports Dentistry. Dentalcare RSD, 12, 127-31, 2011.
  4. Mojarad, F., Farhadian, M., & Torkaman, S. (2020). The Prevalence of Sports-related Dental Injuries and the Rate of Awareness of Mouthguard Use among Child Athletes. The Journal of Pediatric Research, 7(4), 358–364. https://doi.org/10.4274/jpr.galenos.2020.92678
  5. RAMOS, K., MARINATO, M., PEREIRA, R. A importância do uso do protetor bucal na prática esportiva: revisão de literatura. Revista Científica Faesa, Vitória, ES, v. 13, n. 1, p.33-36, 2017

“Nada que é deste mundo vem do Pai. Os maus desejos da natureza humana, a vontade de ter o que agrada aos olhos e o orgulho pelas coisas da vida, tudo isso não vem do Pai, mas do mundo.  E o mundo passa, com tudo aquilo que as pessoas cobiçam; porém aquele que faz a vontade de Deus vive para sempre.” (1ª  João 2: 16-17)

Translate »