Por que ter consultório próprio?

Uma das perguntas que os meus alunos que estão prestes a se formar na UFSC  (Universidade Federal de Santa Catarina) mais me fazem é justamente essa: vale a pena abrir consultório próprio ou é melhor primeiro trabalhar para algum cirurgião-dentista, em alguma clínica que já está funcionando há mais tempo? E a minha resposta é sempre a mesma: “claro que vale! É melhor você já ir sedimentando o seu nome do que trabalhar para sedimentar o nome de outro”.

É óbvio que eu não estou aqui desvalorizando as oportunidades que nos aparecem no início da carreira para trabalhar para alguém que já está totalmente inserido no mercado. Eu mesmo trabalhei dessa forma logo quando me formei, mas, paralelamente, sempre tive meu consultório próprio aberto para, de grão em grão, ir fazendo a minha carteira de clientes. Acredito que, mesmo hoje em dia, com ventos tão contrários ao empreendedorismo no nosso país, ainda é possível sim começar do zero e montar o seu próprio consultório particular.

Começar o próprio negócio nos dá a chance de fazermos a nossa própria história dentro da profissão que escolhemos. Além disso, teremos a satisfação de gerar emprego, fazer a diferença na comunidade em que vivemos e ainda construir um legado para família. As pequenas conquistas do início de nossas vidas em um consultório particular vão estabelecer uma base sólida para um futuro próspero, tanto no negócio que montamos, como na vida de nossas famílias.

Contudo, as promessas que a gente escuta por aí, das vantagens que teremos se abrirmos o nosso próprio negócio, as vezes escondem um pouco os problemas e desafios que teremos que enfrentar. Frases do tipo: “Você já pensou em conquistar a sua fonte de renda com mais autonomia e sendo dono do seu próprio negócio? Saiba que você não está sozinho e que as vantagens de abrir seu próprio negócio superam qualquer desafio.” Ou ainda: “uma das principais vantagens de abrir seu próprio negócio é o gerenciamento de tempo. Isso não significa trabalhar menos, mas sim que você passa a ser o dono do seu próprio horário e até mesmo combinar melhor a vida pessoal e profissional.

Frases como estas que citei acima, embora possam estar repletas de boas intenções, podem esconder os desafios futuros de se abrir um consultório próprio. A abertura de uma empresa passa por vários entraves burocráticos e exige um investimento inicial que muitos não tem para fazer. Assim, um empreendedor tem que ter perseverança e sangue frio para enfrentar os desafios que certamente irão aparecer durante a sua vida profissional. Mas a pergunta é: onde aprendemos isso nos bancos escolares de nossas universidades?

Na verdade, existe uma lacuna forte no ensino da Odontologia quando se fala de empreendedorismo. A maioria dos professores, as vezes involuntariamente, desestimula os alunos a abrirem os seus próprios consultórios. Isto ocorre porque nem mesmo eles abriram os seus e acabaram por trabalhar para terceiros. Novamente deixo claro que não há nenhum demérito em se trabalhar para os outros, mas no contexto do assunto de hoje, o que eu quero é fazer o leitor entender o por que de tanto medo de abrir o seu próprio consultório.

Certamente que o maior medo de todos nós quando abrimos nossos consultórios é de quebrarmos ou falirmos. A ideia de se naufragar em um empreendimento assusta muita gente e não é por menos. Contudo, em algumas situações, um pequeno naufrágio inicial pode ser o aprendizado para um futuro empreendimento mais sólido. Assim a idéia de se desistir no primeiro contra-tempo ou quando o dinheiro parece não ser suficiente para pagar as contas, precisa ser deixada de lado. Empreender é assumir os riscos e continuar caminhando, com a lojinha aberta, a fim de se continuar faturando.

Quando converso com colegas que aceitaram o desafio de abrir o próprio negócio as histórias são espetaculares e, na maioria dos casos, o sucesso chegou trazendo um conforto financeiro. Com um bom planejamento e sabendo investir corretamente, a remuneração de um negócio próprio é sempre maior do que um emprego com carteira assinada.

Na próxima semana estaremos colocando aqui algumas dicas simples para se empreender, seja na montagem de um consultório próprio, ou para a expansão de um consultório já existente, para transformá-lo em uma clínica com vários consultórios. Serão informações valiosas, que indicarão os caminhos para se empreender corretamente em odontologia.

“Vocês são a luz para o mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte.15 Ninguém acende uma lamparina para colocá-la debaixo de um cesto. Pelo contrário, ela é colocada no lugar próprio para que ilumine todos os que estão na casa.16 Assim também a luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai de vocês, que está no céu.” (Mateus 5:14-16)

Translate »