Bianchini: Ciosp 2022 apresenta novas tendências

tendências ciosp
Palestra de Harmonização Orofacial realizada durante o Ciosp 2022.
Após mais de dois anos, volta do Ciosp conta com novas tendências, como a forte participação da Harmonização Orofacial.

Na semana passada tivemos mais uma edição do Ciosp (Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo). Diferentemente dos outros anos, o Ciosp ocorreu agora no final de junho e início de julho, pois foi cancelado em janeiro, devido a um entendimento da secretaria da saúde de São Paulo, de que a pandemia de Covid-19, mesmo notadamente mais enfraquecida, ainda poderia ser letal com a realização de eventos de grande porte. Com isso, tivemos uma experiência um pouco diferente e vivenciamos um Ciosp no “friozinho” do inverno, ao invés daquele calor de janeiro.

A meu ver, o ponto alto deste congresso foi sentir a alegria de todos os participantes, como expositores, professores e congressistas, por estarem novamente juntos em um evento de grande magnitude de pessoas, como é sempre o Ciosp. Foi contagiante ver as pessoas empolgadas e felizes por poderem participar novamente deste evento tão tradicional. Confesso a vocês que eu nunca imaginei que sentiria falta daquela aglomeração louca que a gente vê no Ciosp. Foi muito bom estar novamente nas ruas do evento, escutando as palestras que reverberam entre os estandes sem saber direito pra onde olhar.

Obviamente que este evento não teve aquela superlotação que ocorria antes da pandemia. Muitas empresas reduziram o tamanho de seus estandes, e outras acabaram não comparecendo. Isto ocorreu, muito provavelmente, porque daqui a seis meses já teremos um novo Ciosp. Esta realização de um mesmo evento em um espaço tão curto de tempo vai onerar muito as empresas, que já vêm de dois anos de agonia como resultado do “fique em casa que a economia a gente vê depois”.

Até o envio desta coluna, eu ainda não tinha conseguido os números oficiais do evento. Contudo, deu para sentir que foi um sucesso de público, levando-se em consideração que foi um “carnaval fora de época”, e que as pessoas estão se adaptando novamente as altas movimentações presenciais. Dentro deste contexto, dois fatos me chamaram mais a atenção: 1) poucas empresas fabricantes de implantes estavam presentes no evento, como a Implacil De Bortoli, FGM e SIN que marcaram presença. 2) a Harmonização Orofacial dominou os estandes do Ciosp 2022.

A pouca presença de empresas fabricantes de implantes não esvaziou a área de Implantodontia no congresso. Muito pelo contrário. Os estandes de quem resolveu investir no evento estavam bastante lotados de público, que aproveitava as programações científicas de alto nível oferecidas por eles. Assim, a velha máxima do “menos é mais” se confirmou novamente. Falando mais pela Implacil De Bortoli, onde ministrei palestra, pude sentir uma satisfação muito grande na equipe com os resultados do evento.

Na contramão de algumas áreas da Odontologia, que se retraíram um pouco e não vieram participar do Ciosp, a Harmonização Orofacial estava presente em peso, configurando uma clara mudança de paradigma dentro da Odontologia. Embora alguns céticos ainda insistam em criticar, esta nova especialidade odontológica veio para ficar e já está muito bem estabelecida. Da mesma forma que ocorreu com o boom da Implantodontia nos anos 1990, a HOF vai sofrer ajustes e será regulada pelo mercado e pelos bons profissionais que irão sustentá-la na condução de boas práticas. O alto interesse do público do Ciosp na Harmonização Orofacial, aliado ao forte investimento das empresas que trabalham direta ou indiretamente nesta área, comprova que este é um caminho sem volta. Veja a figura acima, que mostra um estande de Harmonização Orofacial no Ciosp 2022.

Acredito que sempre que surge uma nova área na Odontologia, ela acaba levando a reboque as outras especialidades. O passado nos mostra isso com uma clareza ímpar. Coroas cerâmicas (que vieram para substituir as de acrílico), restaurações de resina composta fotopolimerizáveis (que vieram para substituir os silicatos e “adaptics”) e os implantes osseointegrados (que vieram para substituir as próteses convencionais), carregaram a Odontologia para novos e melhores patamares. Acredito que, com os devidos ajustes, isto também vai ocorrer com a HOF.

E assim fechamos mais um Ciosp, com os seus exageros e aglomerações, que nos fazem sentir vivos e atuantes como profissionais da Odontologia, seja lá qual for a nossa área de atuação. É sempre bom chegar em casa, abrir a mala e ver as compras feitas, os novos produtos e o conhecimento que foi adquirido. Isto nos dá uma injeção de ânimo para seguirmos em frente na nossa tão amada profissão. E vamos nessa porque daqui seis meses tem mais.

“Por isso, digo a vocês: Peçam e lhes será dado; busquem e acharão; batam, e a porta será aberta para vocês. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e a quem bate, a porta será aberta.” (Lucas 11:9,10)

Translate »