O Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro (CRO-RJ) participou, juntamente com outras entidades de saúde, de um momento de oração no Cristo Redentor, realizado na manhã de sábado (17) . O ato na capital fluminense homenageou e reconheceu a luta dos profissionais de saúde que atuam durante a pandemia, incluindo aqueles que perderam suas vidas nesta tarefa, além de reforçar a importância da vacinação de todos os trabalhadores do segmento, independentemente da faixa etária.
Além do CRO-RJ, participaram do encontro o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj), o Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro (CRFRJ), o Conselho Regional de Nutricionistas da 4ª região (CRN4º) e o Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ). Também houve apoio da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
O Ministério da Saúde aponta que, até o mês de março de 2021, o Brasil registrou em média 1,3 morte de profissionais de saúde por dia por conta da Covid-19. Ou seja, uma perda a cada 19 horas. Esse número, no entanto, caiu drasticamente após a vacinação da área. A reunião reforça a importância da integração entre os conselhos de saúde, incluindo da Odontologia, que visam trabalhar de forma conjunta no cumprimento da missão de cuidar dos pacientes, especialmente neste momento complexo da pandemia.
Altair Dantas, presidente do CRO-RJ, exalta a união entre as entidades. “Com essa unidade, a gente vai conseguir superar essa difícil fase. A ideia deste evento é homenagear as vítimas que faleceram de Covid-19 e seus familiares, não só dos profissionais de saúde, mas da população de forma geral. E também trazer um apoio espiritual para os profissionais de saúde que estão na linha de frente”, destacou.
Realizado no Cristo Redentor, o ato contou com um momento de oração realizado na capela do Corcovado, com a presença do padre Omar e dos presidentes das entidades. A união dos Conselhos de saúde é mais uma prova de que, juntos, é possível vencer a pandemia. O evento foi fechado e seguiu todos os protocolos sanitários.
Confira como foi o encontro:
Com informações do jornal O Dia.