Adesivo de cianoacrilato para o fechamento de feridas cirúrgicas

Adesivo de cianoacrilato
Marco Bianchini aponta as características que colocam o adesivo de cianoacrilato como uma opção promissora para os cirurgiões-dentistas.

Nas últimas duas décadas, clínicos e pesquisadores demonstraram um interesse crescente nos procedimentos de cirurgia periodontal para reconstrução dos tecidos moles ao redor de dentes e implantes. Isto ocorreu porque parece estar bem fundamentado na literatura que a falta – ou até mesmo uma quantidade mínima – de mucosa queratinizada ao redor dos dentes e implantes pode desempenhar um papel crucial na manutenção da saúde desses dentes e implantes a longo prazo.

Vários procedimentos cirúrgicos têm sido propostos para tratar e corrigir recessões gengivais e defeitos mucogengivais de dentes ou implantes, visando sempre alcançar resultados mais previsíveis. Os mais conhecidos são os enxertos gengivais livres e os enxertos de tecido conjuntivo. Contudo, o resultado destes procedimentos não depende apenas da técnica em si, mas também de alguns outros fatores, como a morbidade pós-operatória, especialmente nas áreas doadoras destes tecidos moles, encontrados em regiões intraorais.

Na literatura, existem diferentes técnicas propostas para obtenção destes enxertos, com suas diversas variações em diferentes áreas doadoras. As regiões doadoras mais conhecidas são a tuberosidade maxilar, áreas edêntulas e o palato. Esta última é a mais utilizada, pois uma maior área doadora disponível de tecidos, além de ter um acesso cirúrgico facilitado. Assim sendo, o palato tornou-se a área doadora preferencial dos clínicos, devido à quantidade de tecido disponível e o fácil acesso.

O período pós-operatório, após a remoção cirúrgica do enxerto do palato, é frequentemente caracterizado por edema, sangramento e dor. A sutura na área palatina não é fácil, por conta da área visual as vezes um pouco limitada, do tempo consumido e das habilidades cirúrgicas do profissional. Além disso, os movimentos da língua podem pressionar a área da ferida e a sutura, causando acúmulo de alimentos e irritação ao paciente. Estes infortúnios pós-operatórios fazem com que haja a necessidade de uma consulta adicional para a remoção da sutura, antes do período previamente programado.

Um efetivo controle da dor e sangramento pós-operatórios são resultados almejados tanto pelos profissionais quanto pelos pacientes. Desta forma, a dor e o sangramento após o procedimento são justamente alguns dos principais obstáculos encontrados na adesão dos pacientes ao tratamento e na queixa daqueles que optaram por realizá-lo. Neste sentindo, auxiliando os profissionais, diversas pesquisas em tecnologia de polímeros sintéticos vêm apresentando adesivos teciduais com resistência à tração e facilidade de uso.

Destaca-se na literatura o cianoacrilato como um adesivo tecidual biocompatível, indicado para o fechamento de feridas cirúrgicas, com propriedades hemostáticas, bacteriostáticas, cicatrizantes e auxiliar no controle da dor pós-operatória. Sua formulação mais espessa, proporcionando uma longa meia-vida e fácil aplicação, o tornam um material interessante como alternativa às suturas convencionais, tanto em feridas extraorais quanto intraorais, com considerável redução no tempo cirúrgico, trauma e dificuldades inerentes à técnica e a região. A figura 1 ilustra um caso clínico em que foi utilizado o cianoacrilato como substituto a sutura convencional em uma área doadora de tecido epitelial no palato.

Adesivo de cianoacrilato
Figura 1 – Utilização do cianoacrilato (Periacryl HV) como substituto a sutura convencional em uma área doadora de tecido epitelial no palato. A) pós- operatório imediato; B) 24 horas; C) 72 horas e D) 10 dias.

 

O cianoacrilato é capaz de promover um selamento total da área, formando uma película protetora, que impede a entrada de fluidos e restos alimentares, além de funcionar como uma barreira mecânica, minimizando o trauma na região. Com isso, sugere-se que este bioadesivo seja capaz de promover uma melhor cicatrização da ferida, quando comparado às suturas convencionais, reduzindo o sangramento e dor pós-operatórias.

Obviamente que, como sempre, necessitamos ainda de mais estudos para se comprovar que este bioadesivo de cianoacrilato possa substituir as suturas. Entretanto, sugere-se que o uso do bioadesivo de cianoacrilato apresenta-se como uma alternativa de material com potencial para melhora do pós-operatório, nos casos de remoção de enxerto gengival livre ou enxerto conjuntivo desepitelizado. Este adesivo parece promover uma barreira protetora capaz de auxiliar no processo inicial da cicatrização da área doadora dos enxertos de tecidos moles, diminuindo a morbidade pós-operatória.

Referências:

  1. Escobar M, Pauletto P, Benfatti CAM, Cruz ACC, Flores-Mir C, Henriques BAPC. Effect of cyanoacrylate tissue adhesive in postoperative palatal pain management: a systematic review. Clin Oral Investig. 2021;25(6):3609-3622. doi:10.1007/s00784-020-03683-w.
  2. Stavropoulou C, Atout RN, Brownlee M, Schroth RJ, Kelekis-Cholakis A. A randomized clinical trial of cyanoacrylate tissue adhesives in donor site of connective tissue grafts. J Periodontol. 2019 Jun;90(6):608-615. doi: 10.1002/JPER.18-0475. Epub 2018 Dec 26. PMID: 30517975.
  3. Zuhr O, Bäumer D, Hürzeler The addition of soft tissue replacement grafts in plastic periodontal and implant surgery: Critical elements in design and execution, J. Clin. Periodontol. 41 (2014) S123–S142. doi:10.1111/jcpe.12185.
  4. Zucchelli G, Mele M, Stefanini M, et al. Patient morbidity and root coverage outcome after subepithelial connective tissue and de-epithelialized grafts: a comparative randomized-controlled clinical trial. J Clin Periodontol. 2010;37(8):728-738. doi:10.1111/j.1600-051X.2010.01550.x.

“Eles serão meu povo”, diz o Senhor dos Exércitos. “No dia em que eu agir, eles serão meu tesouro especial. Terei compaixão deles como o pai tem compaixão de seu filho obediente. Então vocês verão outra vez a diferença entre o justo e o mau, entre o que serve a Deus e o que não serve.” (Malaquias 3:17,18)

Translate »