Consenso debate novo biomaterial como substituto de enxertos de tecido mucoso

Matriz de Colágeno Geistlich Fibrogide 3D hidratada imediatamente antes da aplicação. (Imagem: Prof. Marcelo Nunes)
Sob a coordenação de Marcelo Nunes, 18 profissionais se reuniram para discutir a aplicação e eficácia da Geistlich Fibro-Gide.

A Geistlich realizou um consenso no último dia 20 de janeiro para discutir a aplicabilidade da Geistich Fibro-Gide, nova matriz de colágeno da empresa. Sob a coordenação de Marcelo Nunes, o encontro on-line reuniu 18 experientes profissionais, entre especialistas, professores e pesquisadores. O intuito era avaliar a melhor forma de utilizar esse biomaterial como substituto de enxertos de tecido mucoso (mole) para reconstrução de tecidos ao redor de dentes e implantes.

Divididos em quatro grupos, os 18 profissionais abordaram temas específicos relacionados à aplicabilidade da matriz de colágeno, tanto em procedimentos periodontais quanto em peri-implantares. A ideia do consenso é compartilhar informações com o meio acadêmico, os profissionais da Odontologia, clientes, alunos, ex-alunos e toda a classe de cirurgiões-dentistas.

Os assuntos debatidos no encontro foram o recobrimento radicular de recessões gengivais unitárias, o recobrimento radicular de recessões múltiplas, o aumento da espessura do tecido mole ao redor de implantes dentários durante cirurgias de segundo estágio e o aumento de espessura do tecido mole concomitante à instalação de implantes dentários em rebordo cicatrizado, manejo de complicações e perspectivas futuras para ampliação do uso da Geistlich Fibro-Gide, momento no qual certamente debateremos dentro da atualização do consenso.

Para Marcelo Nunes, coordenador do trabalho, o produto se consolida como uma opção interessante para o cirurgião-dentista. “A Geistlich Fibro-Gide apresenta estabilidade de volume, promovendo aumento de espessura de tecido mole tanto ao redor de dentes como ao redor de implantes. Os procedimentos, portanto, se tornam tecnicamente mais simples e geram menor morbidade/complicações aos pacientes”, explica.

Matriz de Colágeno Geistlich Fibrogide 3D anatomizada e perfeitamente adaptada ao leito cirúrgico. (Imagem: Prof. Marcelo Nunes)
Translate »