O caroço da azeitona e o implante dentário

(Imagem: Envato Elements)
Marco Bianchini relata experiência inusitada que traz a Implantodontia para o cotidiano dos cirurgiões-dentistas, mesmo fora do consultório.

Domingo de chuva é um dia, de certa forma, previsível para a maioria dos mortais. Geralmente acordamos tarde, ficamos viajando no celular até chegar a hora de ir buscar a comida, que na maioria das vezes é um frango ou churrasco pronto com maionese e farofa. Depois é comer, bem tomar uma taça de vinho ou cerveja, e dar aquela dormida depois do almoço, procurando não pensar muito no trabalho de segunda-feira. Este teria sido o meu domingo perfeito, sem pensar em implantes. Porém, dei azar no sujeito que estava na minha frente na fila pra pegar o frango.

A fila era bastante grande no restaurante que tradicionalmente eu vou buscar o almoço de domingo. Então, dava para escutar o pedido de quem estava próximo. Na minha frente estava um homem, aparentemente com os seus cinquenta e poucos anos, pedindo uma porção de maionese. Inusitadamente, ele fez a atendente tirar todas as azeitonas da maionese que ele levaria pra casa. A atendente, muito gentilmente, tirou todas as azeitonas, conforme ele pediu, mas não deixou de perguntar: “o senhor não gosta de azeitonas?” O cliente prontamente respondeu: “Gosto, sim. Mas eu vi que essas têm caroço, e a última azeitona com caroço que eu comi me custou um dente quebrado e um implante de oito mil reais”.

Pronto!Tinham que falar de implantes dentários bem no meu domingo de chuva. Daí, não teve jeito. Eu já comecei a pensar em como teria sido essa fratura dentária com um caroço de azeitona, até porque eu adoro azeitonas.  Obviamente, como não poderia deixar de ser, pensei também no valor que o homem falou que havia sido cobrado pelo implante. Será que este valor foi exclusivamente da cirurgia de colocação do implante? Ou teria sido de toda a parte cirúrgica (extração, implante imediato, enxerto ósseo e enxerto de tecido mole)? Ou será que teria sido do tratamento completo (cirurgia de colocação do implante e a prótese)? Estaria eu cobrando muito barato pelos meus implantes?

Além disso, também não pude deixar de notar a cara de espanto da atendente quando ouviu o valor pago pelo suposto implante dito pelo cliente. Imaginem vocês o que não pensou esta funcionária do restaurante quanto ao valor de oito mil reais pago por este implante dentário. Percebi prontamente que ela se assustou quando ouviu o valor e, vendo a perplexidade da funcionária, não pude deixar de julgar esta atitude do cliente como sendo de uma extrema deselegância. Ficar falando, em uma fila de restaurante, o valor pago por um tratamento odontológico não parece ser a melhor das condutas.

Passado o primeiro impacto desta conversa rápida entre o cliente e a atendente do restaurante, já na fila do caixa, eu continuei refletindo sobre o assunto, agora com mais calma. Lembrei das inúmeras passagens bíblicas que eu vivo postando, sobre como não devemos julgar as pessoas. Então, comecei a tentar entender o ocorrido: estaria o cliente querendo mesmo impressionar a todos da fila falando o valor, supostamente alto, que pagou pelo seu tratamento dentário? Ou teria sido apenas uma reação por impulso, quando ele viu a azeitona com caroço que o fez lembrar de tudo o que passou com a fratura dental? Teria ele se lembrado, não só do valor pago, mas também de todas as etapas cirúrgicas e protéticas que teve de se submeter? 

Não tive coragem de perguntar ao cliente mais detalhes sobre o seu implante dentário, embora a curiosidade tenha quase me matado. Confesso que as minhas dúvidas eram não somente para entender o caso, mas também entender os valores que foram pagos. O dinheiro produz as reações mais esdrúxulas em nós, seres humanos, e eu não sou exceção a isto. De qualquer forma, acabei indo pra casa sem poder entender realmente qual tratamento o cliente tinha feito e qual o valor pago por cada etapa deste tratamento.  

Há muitos anos a Implantodontia está definitivamente popularizada, não só na Odontologia, mas no público em geral. A maioria das pessoas já entende bem como funciona um implante dentário, e já admite que a melhor forma de reposição de dentes perdidos é através da colocação de implantes. Não sei se felizmente ou infelizmente, os tratamentos com implantes viraram assuntos de mesa de bar ou filas de restaurantes, assim como outros procedimentos médicos. Cabe a nós estabelecermos limites a esta popularização, a fim de que ela não se torne muito vulgar e nociva, tanto para os cirurgiões-dentistas quanto para os pacientes.

“Se você der ouvidos à sabedoria e inclinar o seu coração ao entendimento; sim, se você pedir inteligência e gritar por entendimento; se buscar a sabedoria como a prata e a procurar como se procuram tesouros escondidos, então você entenderá o temor do Senhor e achará o conhecimento de Deus. Porque o Senhor dá a sabedoria, e da sua boca vem o conhecimento e a inteligência.” (Provérbios 2:2-6)

Translate »