Terapia laser no tratamento da peri-implantite

O uso da laserterapia no tratamento da peri-implantite parece ser um pouco mais interessante do que o seu uso para o tratamento da mucosite. Isto ocorre porque o tratamento da peri-implantite, na grande maioria dos casos, é cirúrgico e temos o descolamento de um retalho para o acesso direto as “roscas” ou espiras do implante que foram contaminadas. Assim, a visualização da área e o acesso para a aplicação do laser é facilitado1-4.

O uso do laser no tratamento da peri-implantite é eficiente na descontaminação do corpo do implante, sem causar alterações na sua superfície e nem causar um super aquecimento, que poderia levar a danos aos tecidos moles e duros que sustentam o implante. Entretanto, quando comparado com outras técnicas, as pesquisas não conseguem comprovar uma real superioridade da laserterapia sobre outras terapias de descontaminação4.

Apesar do número crescente de investigações1-4 usando lasers para descontaminação da superfície dos implantes, acometidos por peri-implantite, ainda existe uma heterogeneidade significativa e controvérsia nas pesquisas, principalmente na escolha do melhor tipo de laser a ser utilizado ou ainda na melhor potência a ser administrada durante o tratamento. A maioria dos estudos avaliou os lasers tipo Er: YAG, CO2 e lasers de diodo. Torna-se necessário que mais pesquisas, envolvendo diversos tipos de aparelhos e com os mais variados protocolos sejam executados. A técnica cirúrgica básica da laserterapia é a mesma técnica que utilizamos nas outras modalidades de tratamento cirúrgico da peri-implantite, acrescentando-se a aplicação do laser, após a abertura do retalho e descontaminação mecânica. Vale lembrar que, para uma boa ação do laser, necessitamos do descolamento de um retalho de espessura total, circundando todo o implante comprometido. Após isto, temos que remover mecanicamente todo o biofilme, cálculo (se existir) e todo o tecido de granulação infectado. 

Uma vez que a descontaminação mecâncica já foi realizada, podemos promover ainda uma descontaminação química da superfície do implante (roscas) que foram expostas à ação dos microrganismos, através do uso dos mais variados agentes químicos. Tudo isto será feito antes de aplicarmos o laser. Desta forma, o uso do laser propriamente dito, só vai ser efetivo, se conseguirmos expor adequadamente o corpo do implante que foi atacado pela doença peri-implantar. As figuras 1 e 2 ilustram o momento ideal para se fazer a aplicação do laser.

Embora os resultados das pesquisas ainda sejam inconclusivos, é inegável que a laserterapia vem se tornando uma interessante opção para o tratamento da peri-implantite. Algumas evidências na literatura3 demonstram o restabelecimento de BIC (Bone implant contact), que seria a reosseointegração, após o tratamento de superfície com o laser Er, CR: YSGG associado a técnicas regenerativas. Desta forma, diante do desafio de se tratar a peri-implantite, o laser deve ser considerado como mais uma opção de tratamento, principalmente quando está associado e/ou combinado com as demais terapias cirúrgicas.

Referências:

1 – Lollobrigida M, Fortunato L, Lamazza L, Serafini G, De Biase A Reosseointegration after the surgical treatment of induced peri-implantitis: systematic review on current evidence and translation from the animal to the human model. Minerva Stomatol. 2020 Feb;69(1):37-54. doi: 10.23736/S0026-4970.19.04181-5.PMID: 32214066.

2 –  Madi M, Htet M, Zakaria O, Alagl A, Kasugai S Re-osseointegration of Dental Implants After Periimplantitis Treatments: A Systematic Review. Implant Dent. 2018 Feb;27(1):101-110. Doi:10.1097/ID.0000000000000712.PMID: 29329120 Review.

3 – Nevins M, Benfenati SP, Galletti P, Zuchi A, Sava C, Sava C, Trifan M, Piattelli A, Iezzi G, Chen CY, Kim DM, Rocchietta I Human Histologic Evaluations of the Use of Er,Cr:YSGG Laser to Decontaminate an Infected Dental Implant Surface in Preparation for Implant Reosseointegration. Int J Periodontics Restorative Dent. 2020 Nov/Dec;40(6):805-812. doi: 10.11607/prd.5139.PMID: 33151184

4 – Lin GH,  del Amo FSL, Wang HL. Laser therapy for treatment of peri-implant mucositis and peri-implantitis: An American Academy of Periodontology best evidence review. J Periodontol. 2018;89:766–782.

“De modo que não importa nem o que planta nem o que rega, mas sim Deus, que dá o crescimento. Pois não existe diferença entre a pessoa que planta e a pessoa que rega. Deus dará a recompensa de acordo com o trabalho que cada um tiver feito.” (1 Coríntios 3: 7-8.)

Translate »